Estilo Escandinavo

 

O estilo surgiu no século XX no norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia, Islândia e Ilhas Feroé.

 

Inspirado em referências nórdicas, nas características do artesanato regional e na paisagem ao redor.

Tem forte influência do clima local, que conta com muitas horas de escuridão e invernos prolongados. Os grandes vãos de janelas estão sempre presentes, e a pintura clara ajuda na iluminação do ambiente.

Os móveis de linhas simples e sóbrias em estilo minimalista fazem parte desse estilo.

 

O estilo escandinavo também conhecido como nórdico consiste em ter um ambiente simples, básico e aconchegante. Geralmente este estilo utiliza uma paleta de cores neutras como branco, cinza, bege e preto, com maior predominância de branco. Os detalhes de madeira auxiliam e deixam o ambiente mais confortável.

 

 

 

 

                                                                                                                                                                        foto: Alvhem

 

 

Então não se esqueça:

 

Três componentes são a essência do design escandinavo: beleza, unidade e simplicidade. A utilização de materiais simples ajuda na elegância de um espaço escandinavo.

 

Uma cor que ajuda bastante na iluminação, principalmente em um lugar onde os dias podem ser bastante curtos, como na Escandinávia, é o branco.

 

Os estofados e tecidos geralmente são neutros e naturais. O uso de materiais orgânicos e naturais como couro, metal, tecidos naturais (linho, algodão, pele), é essencial para aprimorar a autenticidade de um espaço escandinavo.

 

O design escandinavo costuma fazer referências a paisagens naturais. Sendo assim as plantas são sempre muito bem vindas. Plantas silvestres: em forma de flores, galhos ou folhagens, as plantas são elemento obrigatório para dar aquele ar de renovação ao ambiente e energia com o toque da natureza. Heras, pequenas árvores como carvalhos e oliveiras, arranjos ou folhas secas são os tipos mais usuais.

 

Mantenha os espaços livres do excesso de coisa. Lembre-se que os melhores modelos escandinavos são limpos, alinhados, sem muita informação e meticulosamente decorados.

 

Sempre que possível, tente incorporar linhas retas dentro da própria arquitetura, como em escadas ou em outros detalhes construtivos.

 

Luminárias, sejam elas de chão, parede ou teto, no design escandinavo, tendem a ser simples, minimalistas e modernas, com formas bem definidas. Pode ser amplamente explorada em todos os ambientes, inclusive em cores fortes ou com os fios à mostra para dar um toque moderno.

 

Iluminação natural e, portanto, janelas, é extremamente importante no design escandinavo. Muitas vezes, as próprias janelas são tratadas como o ponto focal do ambiente. Assim, sempre que possível e apropriado, mantenha as janelas sem adornos, de modo a dar entrada ao máximo de luz natural possível. Se forem utilizados tratamentos de janela, eles devem ser simples e livres de decoração extra, como franjas ou saias.

 

O piso de um autêntico ambiente escandinavo é de madeira e de preferência uma madeira clara. Mas hoje em dia a gente tem muitas outras alternativas mais baratas e práticas do que o piso de madeira. Não fique com medo de usar possíveis substitutos.

 

O estilo escandinavo não se acanha frente aos toques rústicos e industriais, como canos e dutos de fiação expostos. Incorpore esses detalhes ao seu projeto e surpreenda-se. Ele pode ter uma variação mais moderna, quando misturado com detalhes mais contemporâneos e coloridos.

 

O preto e branco é uma combinação clássica para qualquer estilo, e para o escandinavo não é exceção. Apenas certifique-se de adicionar um pouco de aconchego a esta combinação. Iluminação natural e tons de madeira são ótimas opções para trazer um pouco de equilíbrio ao preto e branco.

 

Madeira: presente nos móveis, em revestimentos e objetos espalhados pela casa, a madeira traz elementos da paisagem nórdica para dentro de casa, criando a sensação de aconchego ao redor da composição neutra. Pode aparecer envernizado ou branco com o pinho, acre, faia ou carvalho.

 

Quadros: os quadros dispensam a parede neste tipo de decoração. A forma mais comum é colocá-los encostados no chão, mas se você é adepto do bom e velho prego, pode criar composições misturando molduras em preto e branco.

 

Cerâmicas e vidros: para criar uma decoração leve e ao mesmo tempo agradável, invista em cerâmicas e vidros de cores neutras, seguindo os tons nórdicos com base no branco, cinza e bege.

 

 

 

Dicas por Ambientes

Hall de entrada

Costumam ser clean e cuidadosamente mobiliados. São, ao mesmo tempo, livres e completos. Alguns ganchos para colocarmos o essencial e um espaço para os sapatos, são muito importantes.

 

                                                          foto: Stadshem                                                                           foto: falkartedecoracao

 

Sala

As salas escandinavas misturam o chique do contemporâneo, aconchego e simplicidade. Paredes brancas e móveis claros são destaques nesse ambiente, chão de madeira e tapete geométrico compõem muito bem com vasos de plantas que dão vida a sala.

Outro item que está sempre presente são as mantas de pelo, sempre colocadas de maneira despretensiosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                            foto: Stadshem                                                                           foto: Alvhem

 

Cozinha

Alguns itens transformam qualquer cozinha em uma linda cozinha escandinava:

  • Prateleiras: poucas e simples;

  • Tons de madeira clara, aplicadas em objetos, são essenciais;

  • Armários e paredes brancas;

  • Torneiras com um design interessante;

  • Pendentes na iluminação ajudam na composição;

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                      foto: My Scandinavian Home                                             foto: My Scandinavian Home

 

 

Sala de Jantar

São os detalhes que fazem a diferença em uma sala de jantar escandinava. Uma mesa simples com cadeiras bem bacanas já metade do trabalho. Algum quadro na parede e pendentes sobre a mesa também são muito bem-vindos, sem esquecermos das plantinhas, obviamente. A simplicidade, aqui, cria um ambiente agradável para a boa comida e boas companhias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                          foto: Stadshem

 

Dormitórios

Os quartos tendem a ser espaços mais aconchegantes e essa característica encaixa-se muito bem no estilo escandinavo. Janelas grandes para dar entrada a bastante luz natural é quase um pré-requisito. Cama com lençóis em linho, colchas em lã e algum tecido natural em algodão ajudam no charme do espaço, o aspecto mais bagunçado das roupas de cama também são determinantes neste estilo. Piso em madeira clara, armários geralmente são substituídos por araras e uma simples mesa de cabeceira já são suficientes para aproveitar e relaxar no seu quarto escandinavo.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                      foto: Stadshem                                                                                foto: Alvhem

 

 

Banheiro

Para um ambiente que normalmente já é branco, uma cesta de vime com algumas toalhas dentro, algum adorno de madeira ou até mesmo uma planta já faz toda diferença.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                        foto: Whiting Architects                                                                             foto: Johanna Pilfalk

 

Home-office

Mesas simples, normalmente de cavaletes, fazem parte de quase todos os home-offices escandinavos. E para maior praticidade, a mesa é praticamente vazia, sem excessos. As coisas ficam armazenadas em caixas organizadoras, que podem ser facilmente acessadas. Uma cadeira confortável e uma luminária de mesa são essenciais. Se possível uma manta sobre a cadeira deixa mais aconchegante e convidativo para trabalhar.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: casaclaudia

Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo
Estilo Escandinavo